Robinho, castigo!

Somos pais de primeira viagem, prestes a se tornar de segunda viagem!
Estamos aprendendo a ser os pais do Robinho e da Marina. Vamos errar, sabemos disso. Mas, não temos dúvidas, que sempre vai ter amor na nossa educação, ajudando Robinho e Marina a se tornarem homens e mulheres de bem!
Robinho é um furacão! Bagunceiro, alegre, ativo, carinhoso e muito agitado...e as vezes, um tanto agressivo e desafiador! Normal para a idade, quase 2 anos. Percebemos que ele, por muitas vezes, não consegue administrar seus sentimentos, falar o que sente, e explode!
Mas, colocar certos limites é necessário! Dizer "não" também!
Já demos palmadas quando a conversa e o "não pode" não fizeram mais efeito (olha a lei da palmada, eim!). Mas temos um menino meio bruto em casa, forte e que não liga muito para dor. Não adiantou de nada... até que apelamos para o castigo: 1 minutinho e poucos segundos. Só para demonstrar que NÃO pode bater na mamãe, morder o papai, puxar o cabelo da babá e machucar a coitada da cachorra!
Tem reclamação? Tem!
Tem choro? Raramente, mas tem!
Tem explicação do porquê ele está ali, perdendo quase 2 minutos de seu dia? Tem!
Sempre acaba com um abraço bem apertado!
Em uma ocasião, Robinho fez tanto apelo para ser retirado do castiguinho, que fomos questionados se isso era certo! "Ele é pequeno, não entende!"
Fiquei na dúvida, pesquisei, até que meu marido finalizou com uma frase, que de certa forma, amenizou a minha angústia:
"Barbara, os responsáveis pela educação dos nossos filhos somos nós! Vamos receber conselhos, vamos escutar, mas quem são os responsáveis pela educação dele e está junto no dia a dia, somos nós!"
Robinho raramente fica de castigo, ele só é aplicado quando nada mais dá certo, quando a conversa, a explicação, a voz firme, o "fingir" que machucou quando ele agride não dá mais certo. E, graças a Deus, essas situações estão sendo raras!
Certo dia escutei:
     - Robinhuuu, catigo!
     - O que você fez, Robinho? Derrubou a água da cachorra de novo? Você mesmo está se colocando de castigo? (alguns dias antes, Robinho derrubou a água da cachorra por não menos que 5 vezes!!!)
     - Nãoooo, mamã!
     - Que menino bacana! Parabéns, meu amor! Não pode derrubar a água do auau, senão ela fica com sede, né?!
     - É!

Reclama, mas não sai!

Dentre as pesquisas, algumas achei interessante e seguem os links abaixo. Esse trecho que gostei bastantante, foi retirado do site "Guia do bebê", do Uol:
“Educação começa desde que as crianças são pequenas. O objetivo é ensinar limites e não simplesmente castigar (...). Os filhos precisam entender o motivo do castigo e não acharem que estão sendo punidos por autoritarismo ou irritação dos adultos.
Também gostei muito do texto de "todos os castigos são inúteis", vale a pena ler e refletir. Pode parecer contraditório, mas no dia a dia, a cada conhecimento, vamos nos adequando e aprendendo a lidar melhor com a educação de nossos filhos! Vamos tentando melhorar e acertar...

Links interessantes:

Guia do bebê (UOL): Castigar ou não
Disciplina à moda antiga funciona?
10 dicas para castigar os filhos de forma correta e educativa
10 regras de ouro da Super Nanny (programa de TV)
Artigo super interessante sobre os péssimos exemplos do programa da Super Nanny
"Todos os castigos são inúteis", do pediatra do contra
Senado aprova lei que proíbe castigos físicos (G1)


0 comentários:

Postar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim