Heperemese o quê?

Eu assistia ao programa Bem Estar, da Globo, quando ouvi pela primeira vez a palavra "hiperêmese gravídica". Na ocasião, a duquesa de Cambridge tinha sido internada em decorrência dessa tal hiperêmese.
Confesso que pensei: "Ah! Essa internação deve ser porque ela é princesa! Não deve ser tão exagerado assim esses enjoos"
Me enganei, e feio! Acho que queimei a língua...
Pouco mais de 1 ano depois, me deparei com enjoos e vômitos exagerados... mas era exagerado mesmo!
Notei que tinha alguma coisa errada quando demorava quase 1 hora para comer UMA bolacha de água e sal... água nem descia... água de coco conseguia passar! Meu marido lotou a geladeira de água de coco (Não aguento ver água de coco até hoje! rs).
Final do dia, ele sempre me perguntava o que eu tinha comido... começou com: uma maçã, um pouquinho de arroz, bolacha e água de coco... mas voltou quase tudo. Foi evoluindo para: 1 bolacha de água e sal e água de coco... mas voltou quase tudo. E culminou com: nada... e voltou tudo!
Nessa altura, 8 kg perdidos em 2 semanas (até a internação mais 2 kg se foram!), pai desesperado, mãe achando que eu ia morrer, marido pedindo férias emergenciais, e Robinho querendo só um tiquinho de atenção da mãe que ficava deitada o dia todo.
Após a quarta ida a emergência, alguns desmaios, muita desidratação, finalmente me internaram. Eu chegava no hospital e as pessoas me olhavam com cara de pavor. "Claro, você estava verde, magra, parecia um zumbi!", segundo meu delicado marido! hehehehehe



Após 1 semana de internação, PIMBA! Consigui comer de novo, e sem vomitar!!! Comecei de leve...só uma canjinha esperta da mamãe! Depois tudo vai voltando ao normal... e agora, com acompanhamento nutricional (foi preciso ajustar a alimentação para recuperar os nutrientes perdidos e controlar uma vontade incontrolável que me deu de comer doces!), já recuperei o peso perdido e ganhei uns extras...já perdi a cara de caveira e estou com rosto redondinho (ou quase redondinho) de grávida!
Nesse período, foi essencial o carinho e a compreensão da família, dos amigos, do pessoal do trabalho!
As orientações por whats up da amiga Carol também foram muito importantes para eu entender o que estava acontecendo comigo... ela também passou por isso (duas vezes!).

Algumas lições desse período:

- Kate Middleton, desculpa! Agora sei o que você passou!
- Cada gravidez é um flash! Na gestação do Robinho, comi cabrito e dancei frevo em Olinda!
- O apoio do marido com muito carinho e amor é essencial!
- O apoio do marido nessas horas ECA de vomitar muito é essencial!
- O apoio dos meus pais foi essencial! Minha mãe cuidou muito bem do meu pimpolho enquanto eu não conseguia levantar! A família inteira (tanto minha quanto do Robson) se mobilizou em correntes de oração para que eu melhorasse... e tenho certeza que isso foi decisivo! Como é bom ser amada (e eu agradeço a todo de coração!)
- Ter infraestrutura para um tratamento também é importante!

No momento da minha alta no hospital, a médica me disse uma frase que me marcou:

- Vai e põe seu filho no colo!

Foi o que eu fiz! Apertei bastante meu pequeno... estava morrendo de saudades dele...da vida normal!
Passado o sufoco, estamos curtindo (e muito!) essa gravidez!!!



Para saber mais:

http://www.universojatoba.com.br/bem-estar/saude/hiperemese-gravidica-a-doenca-da-princesa-da-inglaterra

http://www.me.ufrj.br/portal/images/stories/pdfs/obstetricia/hiperemese_gravidica.pdf

http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/01/13/interna_tecnologia,343010/hiperemese-gravidica-desperta-interesse-depois-de-ser-diagnosticada-em-kate-middleton.shtml

http://brasil.babycenter.com/a4000049/hiperemese-grav%C3%ADdica-v%C3%B4mito-excessivo

http://guiadobebe.uol.com.br/vomito-excessivo-na-gravidez-hiperemese-gravidica/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Lovingly designed by Tasnim